A IMPORTÂNCIA SISTEMÁTICA DO PLANO DE NEGÓCIOS COMO PILAR DE DESENVOLVIMENTO DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA[1].
- PLANO DE NEGÓCIOS[2].
- Função do plano de negócios.
O Plano de negócios tem como função precípua ser o farol norteador dos atos de rotinas e procedimentos dentro do escritório de advocacia.
Nesse sentido é sempre importante os seguintes questionamentos.
Você metrifica seu crescimento?
Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como chegar lá?
- Qual a importância do plano de negócios?
Assertividade na abertura e ampliação do escritório de advocacia, bem como a redução dos riscos, evitando erros e diminuindo as incertezas, posto que sem métrica não há comparação de análise de crescimento.
Assim, é de suma importância para verificação do crescimento do escritório de advocacia, bem como de cada área por seu agente responsável, a realização do Plano de negócios, como uma tarefa anual do escritório de advocacia.
- Facilitadores do plano de negócios: (Organiza, Orienta, Metrifica, Facilita, Capta)
- Organiza, ideias ao iniciar um novo empreendimento.
- Orienta, gerando as diretrizes da expansão do escritório.
- Metrifica o negócio, comparando números e estabelecendo e revendo estratégias.
- Facilita a comunicação
- Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias. FIDELIZANDO O CLIENTE!!!
- Como elaborar um plano de negócios?[3]
Divisão em 7 (SETE) etapas:
- Start do plano de negócio – Definição da atividade, tipo de cliente, serviço e local.
- Análise do mercado – Definição do cliente (nicho), como chegar até o público-alvo, análise de concorrente.
Apresentar uma prestação de serviço diferenciado.
- Plano de Marketing – Conjunto de atividades desenvolvidas pelo escritório de advocacia para que atenda desejos e necessidades de seus clientes e gere interação. Comunicabilidade e interação entre CLIENTE E EMPRESA.
Implementação dos 4 “Ps”: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço. Qual o valor agregado ao seu produto para a precificação?
- Plano Operacional – trata do “como fazer”. Como a empresa está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos. Provisionamento de alcance de cliente mensal. Contratação de funcionários e diretrizes de tarefa de cada um.
- Plano financeiro – estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.
- Análise de cenário e Análise de estratégias – Auxilia o empreendedor a prever situações que podem afetar os resultados da empresa.
Quais caminhos seguir? Que alternativas podem ser adotadas? A análise de cenários é subsídio para a análise estratégica. Com base nos cenários possíveis, quais estratégias deverão ser implementadas?
- Avaliação do plano de negócios – é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano de negócios em prática. O plano de negócios deve ser sempre reavaliado e readequado anualmente para fins de readequação. Recorrente análise do processo de dinamismo estrutural orgânico da empresa.
- BIBLIOGRAFIA
- https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em:30 de julho de 2024.
- VAZQUES, Amanda Gonçalves. A advocacia humanizada como pilar nas relações, rotinas e procedimentos nos pequenos e médios escritórios de advocacia. Gestão de Escritório de Advocacia. Londrina, PR: Engenho das letras, 2023.
Artigo de Amanda Vazques
Advogada e Fundadora do escritório Amanda Vazques Advocacia. Professora. Palestrante. Autora do livro Gestão de Escritório de Advocacia, Editora Engenho das Letras, 2023. Formada pela Faculdade MACKENZIE – RIO. Pós-graduação em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Pós Graduação em Direito de família e Sucessões pelo IBDFAM. Especialista em Direito Privado. Membra do IBPEA. Membra da Comissão da Mulher do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro.
[1] VAZQUES, Amanda Gonçalves. A advocacia humanizada como pilar nas relações, rotinas e procedimentos nos pequenos e médios escritórios de advocacia. Gestão de Escritório de Advocacia. Londrina, PR: Engenho das letras, 2023.
[2]https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em:30 de julho de 2024.
[3] https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ce/artigos/como-fazer-um-plano-de-negocios-para-sua-empresa-aprenda-em-7-passos,5538717b4b34a710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em:30 de julho de 2024.